A Anodização é um processo eletrolítico que forma sobre a liga de alumínio um óxido, através da sua imersão em vários banhos, formando uma camada superficial decorativa denominada de camada anódica.
Este processo eletrolítico promove a corrosão do metal, de forma controlada, provocando o crescimento de uma película de óxido cuja finalidade passa, para além da possibilidade de ser pintada, manter a superfície resistente aos vários agentes corrosivos aos quais irá estar exposta.
A espessura da camada anódica, a tal película de óxido, deve ser diretamente proporcional aos fatores de corrosão que esta irá encontrar, ou seja, quanto mais corrosiva for a atmosfera à qual o alumínio for exposto, maior deverá ser a espessura da camada:
III) Classe 20 µm – Recomendada para perfis de alumínio para arquitetura inseridos em ambientes elevadamente agressivos;
Para além da espessura, há outro fator que favorece em grande escala a Anodização, no caso o seu perfil de acabamento, resultante de processos químicos e mecânicos. O mesmo pode ser:
O processo de Anodização permite então uma sinergia perfeita entre acabamento de qualidade (textura e cor),proteção à corrosão e durabilidade de materiais, tudo isto com um custo de manutenção reduzido.
Respeitando as diretivas da Qualanod (organismo que gere a marca de qualidade de igual designação e certifica os produtores), referentes às condições de realização e qualidade deste tipo de tratamento, a J.Silva & C, Lda cumpre integralmente na observância das normas.